Festa da Família 2022 reforça a importância do brincar

Miriam Gimenes

FESTA DA FAMÍLIA RETOMA AS COMEMORAÇÕES PRESENCIAIS  DO COLÉGIO XINGU E MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR

Foram mais de dois anos de afastamento. De preocupações, de isolamento social, de cuidar da saúde. Passado esse período difícil da história da humanidade é momento de celebrar. E nada mais simbólico do que a Festa da Família para retomar as comemorações presenciais do Colégio Xingu, que ocorreu no dia 30 de abril com os alunos da Ed. Infantil ao 5º ano e teve como tema Brincando em Família.

Foi uma manhã de reencontros, repleta de interação, com música, danças, oficinas de pião e brincadeiras. E a festa, que já ocorre há alguns anos na escola, costuma mexer com as emoções. Mas a deste ano foi especial, segundo a vice-diretora Fernanda Sanches. “Para nós foi um marco. Por muito tempo realizamos as festas por live. Nestes dois últimos anos sem poder vivenciar esse contato, ter essa experiência na escola. É incrível ter todos de volta, foi muito emocionante. Ter as famílias no espaço escolar é um lampejo para nós, não de que tudo volta ao normal, acho que não volta mais por uma série de questões, mas dá para nós uma esperança de que está tudo bem, de que a gente pode retomar a convivência, a alegria da presença novamente no colégio e na vida das pessoas.”

E o tema escolhido, da brincadeira em família, vem preencher a lacuna do dia a dia corrido de muitas pessoas. “Pensamos nessa relação que as famílias vivem hoje, uma construção de muito trabalho, de intensidade. Todos são muito ocupados e o tempo para as crianças às vezes é usado para um passeio que não permite o brincar, essa troca. As memórias que são construídas vêm de uma vivência. Quando a gente vive algo, experimenta, é diferente. Eu falar sobre cachoeira e tomar um banho em uma cachoeira é totalmente diferente e foi exatamente isso que a gente quis proporcionar. Retomar brincadeiras da infância dos pais, cuidadores e responsáveis. Sentimos as famílias muito dispostas e disponíveis para brincar”, explica a vice-diretora.

A ideia de escolher a festa da família para contemplar as datas comemorativas - Dia das Mães e dos Pais - mostra, explica Fernanda, como o colégio é inclusivo, afetivo e que tem por objetivo que todos se sintam bem, aceitos, valorizados e vistos em sua individualidade. “Essa ideia humanizada de ter uma festa que é da família vem desse formato desconstruído. Temos muitas famílias compostas de formas diferentes. São pessoas que querem o melhor para a criança, participam da criação, que não necessariamente são só os pais. A ideia de não comemorarmos datas de Dia das Mães e Pais é porque o amor de família está além do título que se dá para essa ou aquela pessoa.”

A retomada das atividades festivas na escola e este espírito acolhedor foi comemorada pelas famílias. “Foi muito bom estar de volta ao ambiente do Xingu. Rever a todos, ver as crianças juntas novamente, conhecer os novos alunos, os novos pais, os novos professores e funcionários. Vivenciar novamente a alegria do Colégio Xingu e seu amor pela educação, presenciar o brilho no olhar dos nossos filhos e seus laços criados há tantos anos. Ficamos emocionados”, diz Lilian Ribeiro, que é mãe de Miguel, do 4º ano, e esteve junto do marido, Evandro Ribeiro, no evento escolar.

Camila Fattori, que colocou seus filhos este ano no Xingu - a mais velha, Amanda, já havia estudado antes no Colégio - ficou encantada com a festividade. “Foi uma delícia a Festa da Família. Nós fomos com Davi, que está no 1º ano e a Amanda no 7º, ela na condição de irmã, e foi bem gostoso. Uma recepção super calorosa com música, forrozinho ao vivo. Fizemos um aquecimento bem legal, depois a oficina de pião, onde tiramos uma foto que trouxemos de lembrança e, no final, fizemos exercícios colaborativos. Foi uma manhã pra gente ficar junto e o Davi estava muito feliz, quis mostrar a sala dele, foi especial.”

O professor responsável pela Biblioteca Carolina Maria de Jesus, Bruno Eduardo, que também é poeta e escritor, mostrou seus versos em vídeo que explica o tema e agradece a participação das famílias. Para ele, o brincar, além de proporcionar o aprendizado, ajuda a criar conexões e estimula a criatividade. “Criança rima com criação, adulto rima com cocriação, seja nas brincadeiras ou nos projetos de vida. E a importância do brincar se vê na infância e depois dela.” E essas experiências, acrescenta Fernanda, fazem parte das memórias que as crianças carregarão da escola e ecoarão para o resto da vida. “Pessoas felizes produzem mais”. Sem dúvidas.