Texto: Miriam Gimenes
A formação de qualquer profissional tem de ser atualizada constantemente. E o setor educacional não foge à regra, visto que diversos desafios surgem no dia a dia e há, portanto, a necessidade de que os educadores estejam sempre bem preparados para resolvê-los com o aporte de uma capacitação de qualidade. Com vista nisso, o Colégio Xingu promove cursos por meio da Escola de Formação Xingu, que atende não só os profissionais da instituição, mas também de outras unidades educacionais do Grande ABC, inclusive as públicas.
Nos últimos dois meses, por exemplo, foi oferecida a formação ‘Práticas de Leitura Literária na Escola’, ministrada pela coordenadora de Língua Portuguesa do colégio, Mileny Beccaria Vasconcellos. Esta foi a segunda edição do curso que, em quatro encontros semanais, se propôs a discutir as práticas de leitura literária comumente usadas nas escolas, com foco maior na Educação Infantil e Ensino Fundamental I. “Foram abordadas questões sobre a formação do leitor literário, modalidades de leitura, planejamento de leitura compartilhada, mediação e comportamentos leitores dos estudantes. Garantir a formação leitora das crianças e adolescentes também é papel da escola, o que faz muita diferença na vida adulta desses indivíduos”, explica Mileny.
A especialista conta que a troca de experiências entre os profissionais foi enriquecedora e lembra que esse intercâmbio escolar - que teve início em abril de 2022, com a formação ‘Desafios do trabalho com a Matemática no contexto pós-pandemia’, ministrado pela professora de Matemática, Fernanda Garcia - agrega em muitos aspectos. “O intuito de começar a abrir formações para profissionais de outras escolas foi partilhar saberes e oferecer um espaço para troca de experiências com outros colegas aqui no ABC, afinal, o Colégio Xingu é reconhecido pela educação humanizada e acolhedora. Então, por que não abrir as portas para a comunidade de educadores? Embora ainda seja uma iniciativa tímida e pequena, o retorno foi positivo.”
Uma das participantes foi a professora do 3º ano do Ensino Fundamental no Colégio Santer, de Santo André, Gislene Cristina Américo de Oliveira. “Nós recebemos o convite para participar da formação e a maioria aceitou. Estava na Educação Infantil há quase 20 anos e, agora no Fundamental, a maneira de trabalhar com a leitura muda. Fiquei encantada com o curso e com a Mileny, tive um outro olhar para a leitura depois que a conheci. Ela faz um trabalho direcionado, planejado e nos passou bastante do conhecimento que tem”, analisa.
A professora do Colégio Xingu, Marisa Marisa Firmino da Silva Sanches, que neste ano está com a turma do 3º ano do Ensino Fundamental, também participou da turma e ressaltou a importância da troca de experiências e da busca de atualização contínua. “Vivemos em um país onde consumir livros é muito caro; um privilégio para poucos. Reunir-se com educadores em busca de formação e ampliação de repertório, fomentando o poder da literatura na vida de crianças pequenas, é praticamente um ato de protesto que se faz necessário. Mileny conduziu a proposta com maestria, organizando os encontros com teorias, práticas e vivências! Que a vontade de aprender mais e mais esteja sempre entre nós!”
Esta ‘vontade de aprender’ é evidente entre os participantes do curso. No final da formação, além do sorteio de um livro, foi realizada uma avaliação que incluiu uma pergunta sobre sugestões de temas para cursos futuros. Algumas das sugestões recebidas foram ‘A progressão leitora e o currículo de literatura’ e ‘Práticas de Educação inclusiva’, que estão em análise pela equipe do Colégio. Novidades em breve.