Etapas de Aprendizagem

ETAPA DE APRENDIZAGEM


Somos uma escola que se empenha em proporcionar um ambiente saudável e de inclusão no qual todos os alunos se sintam acolhidos e a aprendizagem de conteúdos esteja alinhada à formação de sujeitos humanizados e preparados para o trabalho, a cidadania, a ética e o respeito a si e aos outros.

EDUCAÇÃO INFANTIL - 3 A 5 ANOS

A primeira etapa da vida escolar é a entrada na Educação Infantil, momento que visa por meio dos vínculos com professores e pares despertar o sentimento de pertencer a um grupo. Valorizamos o brincar, a exploração de materiais não estruturados, as diferentes linguagens e a pedagogia de projetos didáticos como organizadores dos nossos conteúdos, seguindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.

PERÍODO: TARDE
Entrada: 13h - Saída: 17h

1º ANO - 6 ANOS

Em diversos projetos e propostas, os alunos são os agentes de sua própria aprendizagem, pois expõem o que sabem, ouvem, perguntam e pensam sobre os comentários de outros, enfrentam problemas, consideram informações apresentadas pelo professor e demais colegas e, a partir de tudo isso, produzem e aprendem. A maior parte das situações de aprendizagem vividas nessa etapa é organizada para proporcionar aos alunos, experiências de troca com pares, em pequenos grupos ou com a turma inteira, o que é importante para que aprendam a trabalhar em equipe e a compartilhar o que aprendem.

PERÍODO: MANHÃ / TARDE
Entrada: 7h30 - Saída: 11h45
Entrada: 13h15 - Saída: 17h30

2º AO 5º ANO - 7 A 10 ANOS

Nesta etapa, a escola oferece uma nova organização para o trabalho. As demandas escolares ficam mais complexas, bem como a construção de novas competências. Os procedimentos de estudantes assumem a necessidade de organização, estudo e compromisso com as tarefas de forma mais intensa. As aulas passam a ter horários fixos e há mais professores.

PERÍODO: MANHÃ / TARDE
2º AO 5º ANO - MANHÃ - 7h30 às 11h45
(2º ano: 2x por semana, 3º ao 5º ano: 3x por semana saída às 12h30)


2º AO 5º ANO - TARDE - 13h15 às 17h30
(2º ano: 2x por semana, 3º ao 4º ano: 3x por semana saída às 18h15)

6º AO 9º ANO - 11 A 14 ANOS

Neste segmento da escolaridade, observam-se as transformações da adolescência e, por conta delas, novos desafios são propostos. Ensino e aprendizagem dialogam de forma a trabalhar as habilidades, oferecendo ao aluno autonomia, estimulando-o a buscar a informação e a construir conhecimentos, sendo o protagonista de seu aprendizado, relacionado aos valores como ética, socialização, cidadania e o respeito com o meio ambiente.

HORÁRIO: MANHÃ / TARDE
6º ao 8º ano: 7h15 às 12h05
(2x por semana saída às 12h50)
9º ano: 7h15 às 12h50

ESCOLA AMPLIADA - PERÍODO INTEGRAL


Atendemos com qualidade os alunos que permanecem na escola por período integral, oferecendo suporte para o acompanhamento e realização das tarefas de casa, com uma rotina planejada e dinâmica, proporcionando uma maior sociabilidade e desenvolvendo responsabilidade e autonomia em um ambiente alegre, descontraído e seguro.

Professores formados - Estrutura física de sala de aula - Alimentação supervisionada por nutricionista

Projeto especial com tema escolhido anualmente que tem como objetivo desenvolver as habilidades, a criatividade e a integração com conteúdos relacionados de maneira interdisciplinar. Para escolher o tema do projeto, é levado em consideração as características do grupo, com propostas motivadoras e diversificadas.

Ed. Infantil e 1º ano (Ampliada da Manhã) - Entrada: 7h00 - Saída: 12h15 (Transição para o Pedagógico)
2º ao 7º ano (Ampliada da Tarde) - Entrada: 13h15 - Saída: 18h30

Inglês

Inglês

Artes

Artes

Recreação

Recreação

Música

Música

* Há opção de flexibilidade nos dias de permanência ( 1 a 5 dias por semana ).
* O almoço é contratado diretamente com a Cantina Nutri. Consulte maiores informações clicando aqui

ENSINO REMOTO/PRESENCIAL



De acordo com a Resolução SEDUC Nº 9, de 28 de janeiro de 2022, que dispõe sobre a realização das aulas e atividades presenciais nas instituições de educação básica no ano letivo de 2022, no contexto da pandemia de COVID-19, e dá providências correlatas, fica resolvido, o retorno obrigatório dos estudantes para as aulas presenciais no Colégio Xingu, com exceção dos estudantes que pertencerem ao grupo de risco para a COVID-19 que não tenham completado o esquema vacinal.

Confira o trecho da deliberação em questão:

Artigo 1º - As unidades escolares de educação básica da rede estadual de ensino, das redes municipais e das instituições privadas oferecerão atividades presenciais aos estudantes, observados, no que couber, os termos do Decreto Estadual nº 65.384, de 17 de dezembro de 2020, alterado Decreto Estadual nº 65.849, de 06 de julho de 2021, e as disposições desta Resolução.

§ 1º - Os estudantes devem obrigatoriamente frequentar a escola em regime presencial, em conformidade com a Deliberação CEE 204/2021 do Conselho Estadual da Educação.

§ 2º - Somente poderão se manter exclusivamente em atividades remotas os estudantes que pertencerem ao grupo de risco para a COVID-19 que não tenham completado o esquema vacinal, mediante apresentação de atestado médico que indique o impedimento de comparecer às aulas presenciais, devendo seus responsáveis legais apresentar declaração comprometendo-se com a participação destes alunos em atividades remotas.

§ 3º - As instituições de ensino deverão manter atividades remotas para os estudantes descritos no § 2º deste artigo.