Sobre o Xingu

NOSSA HISTÓRIA

Há 50 anos, uma escola democrática, com um olhar cuidadoso para o bem-estar dos alunos, dos profissionais e de toda a comunidade escolar. Nossa essência é a construção e valorização do aluno como agente transformador, crítico, dotado de sentimentos e emoções.

COMO COMEÇAMOS

Em 15 de março de 1973, nascia o Recanto Infantil Cirandinha: um espaço pedagógico destinado a preparar o aluno para a vida e para o saber.

Aos poucos, o trabalho realizado pelos educadores foi semeando resultados. Os frutos cresceram e com eles também crescemos.

De pequenos, nossos alunos tornaram-se grandes e consequentemente nosso espaço foi se ampliando.

A Escola passou de Recanto Infantil Cirandinha à Escola de 1º grau Atual e, em 1998, tornou-se o Colégio Atual, instalando-se na nova sede, na rua Xingu, 455.

EVOLUIMOS

Em 2004, acontece uma alteração de mantenedores e a Viviane, atual diretora, assume o Colégio Atual, trazendo sonhos e expectativas muito diferentes do que acontecia anteriormente, até mesmo na mudança de ensino tradicional para o ensino construtivista, passando a ser conhecido como Unidade Atual.

ONDE ESTAMOS

Em 2012, devido a uma decisão judicial, nossa escola passou a chamar-se Colégio Xingu.

A partir de uma necessidade oportunizou-se um novo momento para o nosso colégio. Realizamos uma votação para a escolha do novo nome para tomar essa decisão juntamente com a comunidade escolar.

Além de ser o nome da rua em que o colégio está localizado, acreditamos que a palavra Xingu, que é uma comunidade indígena, representa o nosso DNA e a essência do povo brasileiro.

MISSÃO

Nossa missão é favorecer o conhecimento com competência e comprometimento, compartilhando a formação de um indivíduo crítico, consciente e autônomo que possa interagir com responsabilidade na sociedade.

Respeito

Autonomia

Conhecimento

Cooperação

Sustentabilidade

Nosso trabalho com valores é realizado constantemente quando tratamos os conflitos como oportunidade para o aprendizado do aluno.

A escola realiza os jogos dos sentimentos, assembleias de classe e a rede de ajuda para fortalecer o exercício de expor seus sentimentos, seu ponto de vista, ouvir o que o outro tem a dizer, ponderar e dialogar. Além disso, temos também as aulas de Convivência Ética, que é mais um espaço para falarmos sobre valores.

Somos um pilar na formação de transformadores e queremos construir uma educação mais humanizada e inclusiva para impactar na formação sociocultural de todos que fazem parte da história do Colégio Xingu.

NOSSOS ESPAÇOS