NOSSO ENSINO

Nossa proposta pedagógica visa formar cidadãos éticos, que sejam orientados para o bem social,
para o bem-estar coletivo, com capacidade para aprender e pesquisar constantemente.

PRESSUPOSTOS PEDAGÓGICOS

A escola fez uma opção por instrumentos fornecidos pela epistemologia genética, formulada e desenvolvida por Jean Piaget e seus colaboradores, e pela teoria sócio-histórica, criada por L. S. Vygotsky e seu grupo. A teoria sócio-histórica descreve de que maneira o desenvolvimento, aprendizagem, cultura e educação se encontram integrados.

A epistemologia genética, por sua vez, formula uma teoria de desenvolvimento cognitivo, descrevendo as características do pensamento das crianças em cada estágio de seu desenvolvimento. O conhecimento dessas características pelo professor permite que a ação pedagógica aconteça numa relação de maior "intimidade intelectual" com as crianças em cada momento do desenvolvimento de suas condições de pensamento. Os instrumentos fornecidos por essas teorias contribuem para a formulação de uma pedagogia de orientação construtivista. Segundo essa orientação, a aprendizagem é um processo realizado, construído por cada pessoa à medida que age, física ou mentalmente, sobre as coisas que estão no mundo.

O construtivismo não é um método para a prática pedagógica. É, sim, uma concepção sobre a forma como acontece o aprendizado. É uma teoria que emerge do avanço das Ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos.

Essa concepção contribui para a definição dos objetivos da educação e para a formulação da interpretação pedagógica. A intervenção pedagógica viabiliza por meio de procedimentos didáticos, isto é, de propostas de atividades concebidas pelo professor em função daquilo que ele avalia estar acontecendo na classe a cada momento. Assim, a partir das ideias pedagógicas pelas quais a escola optou, alunos e professores têm possibilidade de conquistar e exercer sua autonomia moral e intelectual.

TEORIA PSICANALISTA

A teoria psicanalista - criada por Sigmund Freud - oferece valiosa contribuição aos educadores que buscam conhecer melhor as crianças com as quais interagem. A teoria psicanalista reconhece o desenvolvimento da vida emocional nas crianças e a existência de um mundo mental infantil pleno de significações. Este "mundo interno" está todo o tempo presente nas ações físicas e intelectuais das crianças. Para aprender, estão em jogo diversos fatores:

Isso quer dizer que os conhecimentos anteriores determinam, junto com suas condições de pensamento, o seu desenvolvimento escolar. A aprendizagem que uma criança inicia quando começa a frequentar uma classe, parte sempre de concepções econhecimentos que ela já construiu, os quais lhe servirão de instrumentos para se relacionar com as novas situações de aprendizagem que encontrará na escola. Partindo deste ponto, a experiência escolar deve assegurar a realização de aprendizagens significativas, aquelas em que os novos conteúdos de aprendizagem se relacionam com o que a criança já sabe, podendo assim, serem assimilados por ela.