Blog

Educadores dão dicas de atividades para família desfrutar nas Férias Escolares

Texto: Miriam Gimenes

 

A pausa realizada na comunidade escolar no mês de julho serve para o descanso, tanto do corpo docente, quanto para os alunos. Isso não quer dizer, no entanto, que atividades não devam ser realizadas durante os 30 dias. Não estamos falando de lições escolares, é claro, mas sim iniciativas que, se realizadas em famílias, podem ser muito divertidas e ainda desenvolver as habilidades das crianças.
Para tanto, estão, a seguir, dicas de leituras dadas pela coordenadora de Língua Portuguesa e professora de biblioteca da escola, Mileny Beccaria Vasconcellos; jogos de tabuleiro ideais para a família sugeridos pela professora de Educação Física, Nathalia Mathias Guiselini; tutoriais de origami selecionados pela professora de Artes, Angela Camata e, por fim, uma receita deliciosa criada pela confeiteira Tais Orsioli. Desfrutem e boas férias!

LITERATURA

Título: Céumar e Marcéu (Renato Moriconi) - Editora Jujuba
Neste maravilhoso livro de Renato Moriconi, o pequeno leitor se depara com várias brincadeiras feitas desde o título da obra. O que será que vemos no céu? E no mar? A cada página, o livro traz as mais diversas possibilidades de significação contidas nas palavras, sempre com a brincadeira sobre coisas opostas. As ilustrações também são carregadas de intenção e contribuem muito para a experiência leitora das crianças.
(Indicado para leitores bebês)

Título: Sulwe (Lupita Nyong´o) - Editora Rocco
Este belíssimo livro traz a história de Sulwe, uma linda menina que está em busca de autoconhecimento e aceitação. Para isso ela passa a querer mudar quem realmente é e faz tentativas emocionantes para se aproximar de seu desejo. Sulwe significa estrela, daquelas que aparecem no céu da meia-noite. Mas será que ter um nome de estrela era o bastante para a menina? O livro é um convite à reflexão e à percepção da beleza que existe ao nosso redor. As ilustrações de Vashti Harrison são esplêndidas e compõem o conjunto da obra proporcionando uma experiência leitora inesquecível.
(Indicado para leitores iniciantes)

Título: Píppi Meialonga (Astrid Lindgren) - Editora Cia das Letrinhas
A garotinha mais famosa da literatura sueca aparece neste livro pronta para arrebatar nossos corações. Píppi Meialonga é uma menina de apenas nove anos, mas que possui um espírito livre e uma personalidade extremamente forte. Diferente do que era de se esperar para uma criança, Píppi não tem pais e mora sozinha, sendo responsável por suas próprias escolhas e cuidados pessoais. A história é conduzida por meio de capítulos e traz as aventuras vividas por Píppi na companhia de seus vizinhos Tom e Aninha, que possuem uma vida tradicional ao lado de seus pais. Píppi é extremamente confiante e resolve seus problemas com maestria e - por que não? - com uma pitada de traquinagem. Como se tudo isso não bastasse para deixar os leitores curiosos, a menina tem dois companheiros inseparáveis: um macaco e um cavalo. É uma história encantadora que, com certeza, ainda cativará muitos fãs mundo afora.
(Indicado para leitores iniciantes e autônomos)

Título: Aimó: Uma viagem pelo mundo dos orixás (Reginaldo Prandi) - Editora Seguinte
Neste livro somos apresentados a Aimó, uma garota africana que foi escrava no Brasil e faleceu antes de se tornar adulta. A pequena menina acorda em um mundo bastante diferente, habitado por seres mitológicos e deuses. Tudo o que Aimó deseja é voltar para os seus entes queridos e entender quem realmente é, mesmo sem, infelizmente, lembrar-se de seu próprio nome. Para que consiga o que almeja, a menina vai embarcar em uma aventura de autoconhecimento e, só dessa forma, poderá retornar para casa. A obra é cheia de informações culturais e é capaz de transportar o leitor para um mundo ainda inexplorado e único. Quem se permitir embarcar nessa jornada, certamente será surpreendido e conhecerá ainda mais as ricas culturas africanas e brasileiras.
(Indicado para leitores experientes e jovens)

JOGOS DE TABULEIRO

“A dica que dou para as férias são os jogos de tabuleiro, excelentes para funções cognitivas, raciocínio lógico, mais rápido. Eles trazem, além desses benefícios, a integração familiar, vínculo, e também melhorar a ansiedade, comum neste período de isolamento. Também é possível brincar de mímica, dança, atividades que não requerem muitos recursos.” Nathalia Mathias Guiselini, professora de Educação Física

Dama - Este jogo traz inúmeros benefícios para o exercício mental dos pequenos. Entre eles, a criança aprende a raciocinar na busca dos meios adequados para alcançar um objetivo. É possível também desenvolver a capacidade de prever consequências de atos próprios e alheios e tomar decisões vinculadas à resolução de problemas.

Xadrez - O xadrez estimula o raciocínio lógico, ativa a concentração e desenvolve a tomada de decisões. Também aguça a memória, trabalha a paciência, desenvolve a capacidade de planejamento, dá senso de respeito ao adversário e exige investigação e versatilidade.

Resta 1 - O jogo Resta 1 é uma excelente maneira de exercitar várias funções motoras e cognitivas, entre elas o raciocínio lógico, matemático, habilidade estratégica, concentração, persistência no jogar, coordenação global e fina.

Ludo - O ludo desenvolve a capacidade de lidar com o prazer da vitória e a frustração da derrota. Estimula também a competitividade na dose certa e dá rapidez no raciocínio.

Detetive - Este jogo trabalha a capacidade de criação de estratégias para atingir o objetivo. Também desenvolve o potencial de investigar e tomar atitudes. A missão dos participantes é desvendar um crime.

ARTES
O origami, criado na China, mas popularizado no Japão, é uma arte que transforma o papel de forma lúdica. As crianças que aprendem estas técnicas desenvolvem a concentração e criatividade, coordenação motora, sequência lógica e obtém conhecimentos geométricos, além de terem atenuada a ansiedade. Para auxiliar os pais nesta tarefa divertida, a professora de Artes, Angela Camata, sugeriu a leitura da reportagem abaixo, que conta com 15 tutoriais de origamis:

Já este outro vídeo, ensina 18 técnicas fáceis para artistas principiantes:

NA COZINHA!

A confeiteira Tais Orsioli, que desenvolve delícias no Atelier da Tatá, deu como sugestão um docinho que será fácil de fazer pela criançada, não oferece nenhum perigo e agradará o paladar da família toda. Confira!

DOCINHO DE LEITE EM PÓ MODELÁVEL

Ingredientes:
1 xícara de leite em pó
1 xícara de açúcar de confeiteiro
6 colheres (sopa) de leite condensado, aproximadamente
Amido de milho quanto bastar

Modo de preparo:

Misture o leite em pó e o açúcar, coloque o leite condensado aos poucos e mexa. A mistura deve ficar uma massa bem grossa e consistente a ponto de mexer com a mão e conseguir modelar. Caso a massa fique mole, pode adicionar mais açúcar ou amido aos poucos, até deixar a massa mais sequinha. Depois é só modelar como quiser ou fazer bolinhas.
• Opcional para colorir: usar corante alimentício em gel ou em pó, lembrando que o gel deixará a massa mais mole. Por isso, deve-se dosar.
• O leite condensado pode ser substituído por leite de coco.