Blog

Educação sexual nas escolas

Miriam Gimenes

PSICÓLOGA CLÍNICA E SEXÓLOGA LARA PERASSO FALA SOBRE IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NA QUARTA EDIÇÃO DO XINGUCAST

Educação envolve diversas esferas. E é importante que este quesito seja abordado de forma eficiente sobre qualquer tema. A educação sexual é uma delas, inclusive quando as crianças passam a ser adolescentes, que é um período em que as dúvidas começam aparecer e precisam ser sanadas de maneira correta e responsável, para que se evite problemas, inclusive a intolerância e violência.

A convidada para a quarta edição do Xingucast é a psicóloga clínica e sexóloga Lara Perasso, que já esteve no Colégio Xingu para ministrar uma palestra sobre educação sexual para os alunos do nono ano e profissionais da escola. Na conversa, ela fala como o assunto deve ser abordado em sala de aula e de que maneira a comunidade escolar e os pais podem trabalhar juntos para uma comunicação eficaz com este tema. 

“Este é um trabalho voltado para prevenção. A maior dificuldade que sinto por parte das escolas, pais e educadores é que não sabem como lidar com a sexualidade das crianças e adolescentes. Talvez possa haver uma precocidade deles entenderem e lidarem com essas questões, mas me pergunto se de fato é precoce ou se na verdade a gente está se abrindo um pouco mais para entender esse lado que é natural de todo ser humano”, analisa a profissional. A ideia da educação sexual, portanto, torna-se extremamente necessária, por ser uma característica inerente de todas as pessoas.

Para interagir com os alunos nestes encontros, Lara prioriza assuntos levantados por eles. “Coisas que experienciam dentro da família, dentro das amizades e, principalmente, situações atuais. O assunto atual é o Big Brother e tudo que ele traz dentro das movimentações sociais, do feminismo, do racismo, da gordofobia. São questões que vão surgindo e invadem nossas casas, as escolas e passam a fazer sentido para estes alunos”, explica. Temas pertinentes à sociedade como feminismo, racismo e preconceito também são abordados. 

Outro assunto bastante discutido nos últimos anos é a questão da ideologia de gênero nas escolas. Segundo ela, esse termo ficou conhecido, infelizmente, por conta das fake news, em razão dos aspectos políticos e sociais. Foi difundido, principalmente, por quem não aceita a diversidade na sexualidade humana. Mas o que significa? “Ideologia de gênero é o que a gente entende como construção social. A forma como você se apresenta para o mundo é uma construção social. Diferente dos animais, nós temos a linguagem e o pensamento. Nós construímos história, somos agentes transformadores. E assim construímos a partir do social.” Essa ideologia passa a liberdade que temos de transformar, de ressignificar a nossa imagem perante a sociedade. 

Lara lembra que a gama de informações que chegam hoje aos adolescentes é enorme, por isso esclarecer todas as dúvidas que surgem sobre este tema se faz extremamente necessário. "É muito importante se falar sobre sexualidade de qualidade, para não aprender nos lugares errados.” Entre as suas sugestões para aumentar o conhecimento no assunto, e trabalhar em conjunto com a comunidade escolar para uma comunicação efetiva, ela sugere podcasts, como o Sexoterapia, da sexóloga Ana Canosa, que fala sobre sexualidade em vários momentos da vida, e uma série da Netflix, a Sex Education, que trata justamente da educação sexual nas escolas.  

Para acompanhar o episódio completo no XinguCast, acesse nas plataformas:

YouTube Spotify | Anchor