Coordenação dá dicas de como ajudar as crianças na adaptação escolar

Por Miriam Gimenes

A infância é marcada por fases. Em todas elas, os pais são essenciais para ajudar os filhos a encará-las, seja no ambiente familiar ou fora dele. O início do ano letivo não foge à regra. Tanto que o período de adaptação – que, como o próprio verbo diz, serve para que sejam feitos ajustes – é implementado para dar segurança aos pequenos, de modo que se acomodem à rotina escolar, aos novos amigos, à nova professora e se sintam à vontade, a partir do primeiro dia de aula, para aproveitar tudo o que a escola tem para oferecer até o fim do ano.

A coordenadora da Educação Infantil do Colégio Xingu, Denise Marcelino Vieira, alerta que o processo de adaptação de cada aluno tem de ser respeitado. “Cada criança tem seu ritmo próprio e sua forma peculiar de adaptar-se. Portanto, neste período, as orientações são individualizadas, contemplando uma diversidade. Nossa equipe estará atenta e pronta para apoiar e orientar sempre que necessário.” Segundo ela, o contato com novos espaços, amigos e adultos pode gerar sentimentos como insegurança, medo ou euforia. “A confiança que os pais depositam na escola, que acompanharão seus filhos e o modo como gerem sua ansiedade, são fatores essenciais para que este período corra de maneira tranquila e serena”, sugere.

Entre as dúvidas mais frequentes dos pais neste período, está a de que maneira deve-se falar com o filho sobre a nova escola ou turma. Sim, a conversa é essencial. “Conte a ele o nome da professora e explique que é para falar com ela sempre que precisar de algo”, aconselha a coordenadora. Também é importante dizer que haverá outras crianças de sua idade na sala e as possíveis brincadeiras que podem ser realizadas. “Evite dizer o que desconhece para não criar falsas expectativas. Não faça promessas ou chantagens”, alerta Denise.

Na chegada da escola, é importante deixá-lo à vontade para seguir com o colaborador que o encaminhará até a professora. Não leve no colo e sim de mãos dadas. Se for necessário que um dos pais ou responsável fique na escola para acompanhar este período, que seja sempre o mesmo ou um em que a criança deposite confiança. E o mais importante: estabeleça a rotina de horários e evite faltar neste início das aulas para que a criança não regrida na adaptação.

É comum também que os pequenos, principalmente da Educação Infantil e do 1º ano, chorem nos primeiros dias. É difícil para os pais também, mas é importante manter-se firme. “É de suma importância que a família também se prepare para este período de adaptação. Garantir a segurança e a tranquilidade necessárias desde os momentos que antecedam a chegada à escola contribuem para que a criança se integre progressivamente ao novo ambiente.” Objetos de uso pessoal da criança, como cobertorzinho ou chupetas, podem ser aliados neste período. Com essas e outras iniciativas, aos poucos, certamente as lágrimas darão lugar aos sorrisos.