Colégio Xingu promove projeto ‘Igualdade de Gênero e Acesso à Educação’ para os alunos do Fundamental II

Disparado no início do ano, os alunos do Fundamental II participaram do projeto interdisciplinar ‘Uma Escolha - Igualdade de Gênero e Acesso à Educação’ inspirado em 2, dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável para transformar o mundo (ONU), que são eles: 4. Educação de Qualidade e 5. Igualdade de Gênero.

O premiado filme Mercys´Blessing (2015) - em tradução, Uma Escolha - foi o ponto de partida para o projeto. O curta, com cerca de 30 minutos e dirigido pela cineasta inglesa May Taherzadeh, retrata a educação das crianças do Malawi, um dos países com menor renda da África, com destaque para o protagonismo juvenil, a dificuldade do acesso às salas de aula pelas meninas e o combate ao abandono escolar.

Uma vez visto pelos professores, foi realizada uma discussão para começar o projeto com os alunos do 7º ao 9º ano. Dada a importância e grandiosidade do tema, ele pôde ser dividido por diferentes vertentes e iniciou-se, então, a apresentação do projeto em sala. “Nas aulas de Convivência Ética, os nossos alunos foram amplamente repertoriados, assim como nós professores, com informações técnicas, vídeos, áudios e dados estatísticos sobre o assunto. Repassado o embasamento teórico, nós demos o norte para as apresentações, ocorridas no dia 21 de setembro. O legal desse projeto é que, apesar de ter sido guiado pela mão dos professores, teve como principal característica o nosso aluno como protagonista”, explica a professora de inglês, Tânia Nagrockis.

As famílias, acrescenta, também foram envolvidas no trabalho. “Houve uma troca muito envolvente e amplo comprometimento de todas as partes, inclusive dos pais. Na semana do projeto, convidamos eles para assistirem o vídeo e entenderem o que seria apresentado pelos alunos”, explica a professora.

A decisão da escola foi realizar um musical. O 7º ano A ficou com o tema a música ‘Respeita as Mina’, da cantora Kell Smith. “Para essa apresentação, os alunos tiveram de pesquisar as mulheres que se destacaram no mundo dentro das diversas áreas”, explica a professora de Geografia, Claudia Giraldi. O 7º ano B ficou responsável pela música da Rita Lee, ‘Agora Só Falta Você’, e eles mostraram no palco os movimentos feministas no Brasil e no mundo.

Já o 8º ano, fez o musical baseado na canção da cantora baiana Pitty, ‘Desconstruindo Amélia’, em que colocaram abaixo a ideia de que as tarefas domésticas são apenas femininas. “Mostraram que, ao se compartilhar a vida, também deve-se dividir as tarefas”, destaca Claudia. Por fim, o 9º ano ficou com a canção ‘Maria da Vila Matilde’, de Elza Soares. No palco, trabalharam a importância da denúncia em casos de agressão, as formas de violência (verbal, financeira, física) e problemas que foram enfrentados pela cantora quando era casada com o jogador Mané Garrincha. “Elza representa bem o que queríamos discutir. Por isso, traçamos uma breve biografia, mostrando as dificuldades que ela enfrentou para vencer a pobreza, os abusos, maus-tratos e preconceito. Ela é o símbolo da luta de uma mulher que conseguiu superar vários obstáculos e se destacou neste cenário artístico e feminino”, ressalta a professora de Geografia.

As docentes definem o projeto como muito enriquecedor para todos os envolvidos. “Nós aramos o terreno e plantamos a semente. Regamos e a frutinha começou a brotar no dia 21 de setembro. A nossa escola dá muita importância para as questões morais e éticas como as que foram abordadas. O maior interesse está em formar cidadãos éticos e críticos. Foi uma grata surpresa o resultado final de tudo isso”, finaliza Tânia.

PARA REFLETIR: Mais do que honrar a luta das mulheres, ainda é preciso refletir sobre as desigualdades de direitos e oportunidades que ainda ocorrem e o motivo de elas tanto precisarem lutar para conquistar direitos básicos, como estudar, por exemplo. Igualdade não significa que mulheres e homens sejam os mesmos, mas que os direitos, responsabilidades e oportunidades existentes para cada indivíduo não devem depender do seu gênero.

*MERCY´S BLESSING  - Em uma vila rural no coração da África, um adolescente chamado Blessing tem um sonho: tirar ele e sua irmã mais nova da pobreza. Mas quando uma mudança do destino quebra suas esperanças e tudo parece perdido, ele é confrontado com a escolha final.