Que tal parar para pensar no dia a dia?

Texto: Isamara Martins da Silva

Pensando na educação moral da criança, rumo à sua autonomia e à construção de sua identidade, adotam-se algumas práticas no Colégio Xingu. Um dos momentos sistematizados na rotina dos 1ºs anos é Roda de avaliação do dia, na qual as crianças avaliam seus próprios comportamentos, dizendo o que foi bom naquele dia e o que ainda precisam melhorar. É também uma estratégia para que os alunos expressem seus sentimentos e, com isso, aumentem a autoestima e seu poder de domínio pessoal. Uma boa estratégia é a utilização de placas com as inscrições “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Cada criança escolhe uma placa e relata a sua avaliação do dia sob estes aspectos.

Outra boa estratégia é a escolha de cartas representadas por diversos sentimentos, como: “Fiquei triste”, “Fiquei nervoso”, “Fiquei feliz”, “Fiquei com raiva’, “Fiquei com medo”, nas quais cada sentimento é representado por uma figura. Cada criança escolhe a carta que melhor expressa como foi o seu dia e justifica por que se sentiu daquela forma.