Por que nós incentivamos o protagonismo dos alunos no Colégio Xingu?

“Acreditar na potência dos alunos como protagonistas do seu processo de aprendizagem contribui para a construção de uma escola mais humana, livre e justa. Livre de preconceitos e do modelo autoritário no qual o professor é o dono do saber." - Viviane Gonçales Passarini - diretora e mantenedora do Colégio Xingu, para o ClassApp.

Quando um aluno é protagonista do seu aprendizado, ele consegue dar sentido ao que aprende, conectando o conhecimento com os seus objetivos e projetos pessoais. Quando o estudante é o personagem principal do seu desenvolvimento, a escola passa a fazer mais sentido para eles e construímos uma instituição mais humana, livre e justa.

No Colégio Xingu acreditamos na potência dos alunos como protagonistas do seu processo de aprendizagem. Aqui eles são incentivados por meio de uma pedagogia que se favorece das metodologias ativas, como as aulas invertidas onde o aluno é o centro do conteúdo.

Também desenvolvemos projetos como as Equipes de Ajuda, em que alunos eleitos pelos seus pares combatem o bullying, o cyberbullying e outras agressões. Os estudantes zelam e cuidam apoiando os colegas nos intervalos, interagindo e promovendo campanhas também.

Para nos apoiar nessas práticas contamos com o ClassApp, a agenda digital escolar que favorece uma comunicação transparente e acessível. Nossa diretora Viviane Gonçales foi convidada por eles para compartilhar como tem sido essa experiência de incentivar o protagonismo dos alunos. Confira a entrevista aqui.