Diretora do Colégio Xingu apresenta Clube de Poesia em congresso

Texto: Viviane Gonçales Passarini

O Clube da Poesia nasceu do desejo de levar beleza e leveza para os corações dos alunos e da comunidade escolar. Os encontros foram semanais com os alunos do Fundamental II da Escola Ampliada.

O objetivo era compartilhar repertórios de poesia bem selecionados. Para isso, foram feitas mediações provocativas e inusitadas, que passaram por Thiago de Mello, Vinícius de Moraes, Zack Magiezi, Cora Coralina, Lázaro Ramos, Cecília Meireles e outros.

Momentos de escuta, leitura e contemplação marcaram o clube. Os jovens distribuíram suspiros, típico doce brasileiro, com poesias de Cora Coralina e também espalharam pelas paredes e portas da escola belos poemas. Por fim foram até a praça Chico Xavier e deixaram recados poéticos nas árvores. Além disso, realizaram um sarau para os alunos da Educação Infantil e 1ºs anos.

Os aportes teóricos foram das pesquisadoras Maria Emília López (Argentina) e Teresa Colomer (Espanha), que revelam a força libertadora e poder subversivo e lúdico das poesias.

A direção apresentou essa boa prática no mês de agosto, no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, no Congresso Saberes da docência: Perspectivas Metodológicas Contemporâneas, que foi bem reconhecido pelo meio acadêmico.

Encerramos deixando uma pergunta para reflexão: “Que condições humanas temos hoje para escutar poesias?”