Colégio Xingu abre canal de interação direto entre pais e professores por meio do ClassApp

Por Miriam Gimenes

O Colégio Xingu, que há três anos utiliza como ferramenta de comunicação o ClassApp, tem uma novidade em 2019: com o início das aulas, os professores terão canal direto para conversarem com os pais em tempo real. A ideia é que a interação flua melhor entre a escola e a família e que os pais tenham a segurança de que, na rotina escolar, os filhos estejam sendo atendidos de acordo com a proposta pedagógica do colégio.

A partir de agora, os professores, dentro de seus respectivos horários de trabalho, poderão enviar mensagens, fotos e até vídeos de atividades feitas em sala de aula para ciência dos pais. “A gente sabe que muitas famílias, por conta da correria do dia a dia, não conseguem estar presentes fisicamente no colégio do filho como era antigamente. Com o ClassApp há uma interação mais rápida que a agenda não permitia. Hoje a escola consegue trazer o imediato, e o pai pode entrar em contato diretamente com este professor, tirar uma dúvida, avisar sobre o uso de remédios, tudo de maneira mais rápida”, explica a consultora do aplicativo, Luane Marcelli. Apenas os pais da Etapa 2, por serem muitos professores, não conseguirão mandar a mensagem diretamente aos docentes.

No fim de janeiro, ela explicou por cerca de duas horas as ferramentas a funcionários e professores do colégio, que sanaram todas as dúvidas e ficaram satisfeitos com tudo que ela pode facilitar na rotina escolar. “Este é o nosso diferencial: a gente quer promover comunicação e fazemos isso não limitando a uma só área, todas podem se comunicar, mostrando o valor do projeto pedagógico para os pais no dia a dia”, ressalta Luane. Além de mensagens enviadas pelo aplicativo, por todos os setores da escola, desde a secretaria até a direção, os pais também podem acompanhar, por exemplo, no campo ‘momentos’ – uma espécie de Instagram interno – fotos que são postadas da rotina ao longo do ano.

Por conta dessa excelência de comunicação promovida pelo aplicativo, e feita também por outras 450 escolas em todo o Brasil, o Colégio Xingu recebeu, há pouco, o Selo Rubi. “E estão caminhando rumo ao Selo Safira, o prêmio máximo, que é quando a escola abre este canal de comunicação entre professores e pais que, além de facilitar a comunicação, deixa o pai mais fidelizado ao aplicativo”, finaliza a consultora.

Vantagens da interação professor e pais pelo aplicativo:

*Praticidade no envio dos recados;

*Segurança e conforto por parte dos pais: ao ter todas as informações dos filhos em um único meio, os pais se sentem mais seguros de que conseguem encontrar tudo no aplicativo e de forma simples e intuitiva;

*Fidelização dos pais: com o ClassApp, é possível personalizar as mensagens de maneira eficiente, mostrando que a instituição permite um relacionamento mais próximo e participativo com aqueles que trabalham diretamente com seus filhos;

*Autonomia: os professores também se tornam um dos responsáveis pela comunicação escolar.