Blog

O que fazer com seu filho durante as férias escolares?

Texto: Miriam Gimenes

Dicas de leitura, atividades físicas e artísticas estão entre as opções de entretenimento para as crianças nas férias

Férias é sinônimo de tempo livre. De fazer o que gosta e também se divertir. É por isso que o Colégio Xingu conversou com alguns de seus colaboradores para ajudar as famílias e estudantes a preencherem este período tão esperado com atividades que educam e entretêm - afinal são quase dois meses para a retomada do ano letivo. E que venha 2023!

Entre as opções abaixo, estão as sugestões de exposições, passeios e atividades para fazer em família, da professora da Oficina Criativa da escola, Mariana Arruda Simoni; indicações literárias não só para os pequenos, mas também para adultos, dadas pelo professor e poeta, Bruno Eduardo, e algumas atividades para realizar em grupos, orientadas pela professora de Educação Física, Nathalia Mathias Guiselini. Descansem e boas férias!


EXPOSIÇÕES, PASSEIOS E ATIVIDADES EM FAMÍLIA

Monet à Beira d´Água

A maior exposição multimídia do artista francês Claude Monet, entusiasta da pintura ao ar livre e pintor ícone do impressionismo, conta com uso de arte digital e tecnologia de ponta para criar uma "viagem sensorial" ao visitante. São mais de 280 obras para conferir, mudando a maneira de observar e sentir as obras do pintor, resultando em uma experiência cheia de cor, luz e movimento por entre paisagens diversas, um convite ao passeio, à viagem e à exploração de territórios. 

  • Horários: Terça a domingo, diversas sessões, das 10h às 21h15 (duração de 65 minutos)
  • Local: Ilha Musical do Parque Villa-Lobos  Professor (Av. Fonseca Rodrigues, 2001, São Paulo)
  • Ingressos: https://monetbeiradagua.com.br/sao-paulo/#tickets


Museu das Ilusões

Mágica ou lógica? O Museu das Ilusões é uma divertida experiência de ilusão de ótica e conta com mais de 60 atrações, com diversas experiências lúdicas e interativas. Além da diversão e do “nó na cabeça”, o Museu entretém o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, trazendo conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.

Museu Catavento

Você aprende enquanto se diverte. Em espaços interativos de artes, ciência e conhecimento, o visitante viaja pela criação do universo, por nossa natureza, pela física e muito mais.

House of Choices

Surge com a proposta inovadora de conectar ainda mais as pessoas, combinando interações lúdicas com cenários criativos e “instagramáveis”. O espaço proporciona a sensação de estar dentro de um sonho, onde todas as sensações se afloram através dos cinco sentidos, com imagens, sons, sabores, aromas e toques. 

  • Horários: Segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingo e feriados, das 12h às 20h
  • Local: Shopping SP Market (Avenida das Nações Unidas, 22540, Jurubatuba/ São Paulo)
  • Ingressos: https://www.houseofchoices.com.br/

CRIA - Experiências de Invenção

Como seria entrar em um espaço onde está instalada sobre uma parede de 19 metros a história Chapeuzinho Vermelho, sem texto, e narrada por pictogramas gráficos. Imagine se sentar numa cadeira e receber um banho de canto. Já escutou uma música que goteja? Visitou um zoológico de bichos tipográficos? Essas são algumas possibilidades de serem vivenciadas na exposição de arte contemporânea que reúne esculturas sonoras, máquinas-livro, fotografias, jogos ancestrais, poesia visual, videoarte, intervenções gráficas, entre outras manifestações que permitem vivências plurissensoriais e o acesso a diferentes saberes culturais, com elementos da música, da literatura, das artes visuais e das invenções populares.

  • Período: Até 19 de fevereiro de 2023
  • Horários:  Quarta a domingo, das 10h às 20h
  • Local: Centro Cultural Fiesp / Espaço de exposições (Avenida Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp) - Entrada gratuita.

Viagem no Tempo: Expresso Turístico de Paranapiacaba 

Que tal voltar no tempo em uma viagem de trem para um vilarejo de arquitetura britânica, casarões vitorianos e neblina ao fim da tarde. E o melhor: não precisa ir até a Europa? Esse é um passeio que fica em Santo André e o trajeto da Estação da Luz até o Grande ABC é feito à bordo de um trem da década de 1950 (totalmente reformado). O cenário da vila remete aos ares britânicos, com ruas estreitas e casas.

Museu da Imaginação 

Espaço de cultura e lazer que incentiva a união entre a arte e o brincar, promovendo a interação. É um local diverso e criativo que contempla várias ações, programações interativas, invenções, exposições e vivências em oficinas criativas junto com os pais.

ATIVIDADES EM FAMÍLIA QUE PODEM SER FEITAS EM CASA:

  • Oficina de brinquedos

Crianças são extremamente criativas e é preciso estimular para que continuem sendo. Algo simples e potente é reunir alguns objetos aleatórios, materiais reciclados e ferramentas para a transformação (cola, tesoura, lápis, canetinha, tinta, pincel, linha, aviamentos, algodão, cotonete) e deixar que eles exerçam a liberdade criativa, construindo um brinquedo, por exemplo. Você pode estimular a criança a fazer presentes para dar de Natal, aniversário, pode ser pra vovó, vovô, tio, tia, primos, etc. É algo divertido que toda a família pode participar, fortalecendo o vínculo entre todos e trazendo inúmeros benefícios para todos.

  • Brincadeiras com água

Um dia quente pode ser um belo convite para as brincadeiras com água. Não é preciso ter piscina em casa ou morar na praia para se divertir. Um banho de mangueira ou uma brincadeira com objetos que soltam água, ou até guerrinha de bexigas cheias d’água, já são o suficiente para entreter as crianças e fazer com que elas se divirtam muito, aliás, toda a família.

  • Retrospectiva e Arte: eternizando momentos

Reunião em família para relembrar os melhores (ou piores) momentos de 2022. Depois cada um vai desenhar e tentar captar esse momento, pode ser por desenho, pintura, colagens. Todo mundo mostra sua criação e pode rolar até uma exposição nos corredores da casa.

  • Refeição temática

Escolha um dia para cozinhar em família. Escolham um tema para o almoço, jantar, café da manhã, lanche da tarde, por exemplo, noite italiana, jantar árabe, noite mexicana. Pensem em decoração e em roupas para entrar no clima. Elaborem o menu juntos e comprem todos os ingredientes. Reúnam a família na cozinha e expliquem passo a passo a receita e as etapas e organize as funções de cada um da equipe.

LITERATURA

Para as crianças:

A Quatro Mãos - Marilda Castanha

"Esta é uma história em primeira mão sobre passagem do tempo. Mas também é uma história sobre pessoas queridas que nunca deixam a gente na mão. Afinal, de mãos dadas fica muito mais fácil crescer... e andar pela vida afora." 

O Ponto - Peter H. Reynolds

"Faça só uma marca e depois veja no que dá. Vashti diz que não sabe desenhar. A professora acha que ela sabe. A professora sabe que todos são capazes de criar. Onde há um ponto, há um caminho... Este livro mostra que todo o mundo tem uma marca para deixar em algum lugar."

Casa de Passarinho - Ana Rosa Costa

"Imagina uma história que imagina a rotina de pássaros, formigas… A vivacidade do traço rascunho de Odilon Moraes e o texto veloz de Ana Rosa Costa constroem uma narrativa que oscila entre a realidade e a fantasia. Desse encontro de autores da imagem e da palavra, nasce um livro de ritmo ágil, como a brincadeira de duas crianças protagonistas desta história. Obra sobre a imaginação, a rua e o olhar curioso para a vida e seus movimentos."

Adivinha Quanto Eu Te Amo - Sam McBratney

"Um coelhinho se esforça para mostrar o amor que sente pelo pai. O Coelho Pai entra na brincadeira, mas ambos percebem que não é fácil medir o amor."

O Mundo das Pessoas Coloridas - Caio Ducca

"O Mundo das Pessoas Coloridas expressa um desejo. Ao contar a simples história de dois meninos, aponta o caminho para a mudança. Mostra que a amizade e a compreensão entre os seres humanos é algo bem maior e mais importante que as diferenças."

PARA ADULTOS

O Ônibus de Rosa - Fabrizio Silei e  Maurizio A. C. Quarello

"Um senhor leva o neto para conhecer o museu Ford, em Detroit, com a intenção de mostrar ao menino um velho ônibus, dentro do qual testemunhou algo extraordinário. Esse é o pretexto para ele rememorar a história da segregação racial no sul dos Estados Unidos. Sentado novamente ali, emociona-se ao contar a história de Rosa Parks, que desafiou a ordem preestabelecida quando se recusou a ceder seu assento a um homem branco."

Aos 7 e aos 40 - João Anzanello Carrascoza

"Em seu primeiro romance, o premiado autor João Anzanello Carrascoza, considerado um dos maiores contistas brasileiros da atualidade, apresenta recortes cotidianos da vida do protagonista em dois momentos distintos: aos sete e aos quarenta anos."

Papai é Pop - Marcos Piangers

Crônicas que retratam o dia a dia com aventura, desafio e diversão de um pai com suas filhas. Em agosto foi lançado um filme de mesmo nome estrelado por Lázaro Ramos e Paola Oliveira.


PARA FAZER EM FAMÍLIA OU ENTRE AMIGOS

Você pode planejar fazer um piquenique no parque, levar uma bola e brincar com sua família e amigos de: futebol, vôlei, queimada e passar um dia bem diferente. 

Outra dica é fazer uma pipa com seu filho (a), construir juntos e soltar depois, seja no campo, praia ou em uma rua mais tranquila em seu bairro. 

Brincadeiras de rua como pular corda, amarelinha, taco são ótimas alternativas também. Oficinas em casa como: massinha caseira, slime, tintas, pintura facial são divertidas e de baixo custo.