Blog

O que fazer com seu filho durante as férias de julho?

Miriam Gimenes

EDUCADORES DÃO DICAS DE ATIVIDADES PARA A FAMÍLIA DESFRUTAR NAS FÉRIAS ESCOLARES

Quando o período de pausa escolar está se aproximando, principalmente no meio do ano, planos para desfrutá-la não faltam. São 30 dias de intensa programação e, também, para descansar. Mas é importante fazer um planejamento - e escolhas certas - a fim de que consiga aproveitar ao máximo e, para isso, o Colégio Xingu ouviu colaboradores, com os quais recolheu dicas e atividades preciosas para as tão esperadas férias. 

Conversamos com o professor da biblioteca da escola, Bruno Eduardo, que fez uma curadoria de títulos para as crianças do Infantil ao Fundamental II; pedimos para a professora de Educação Física, Tamara Quintino da Silva, sugestões de brincadeiras e jogos; também perguntamos para a professora de Oficina Criativa da escola, Mariana Arruda Simoni, quais atividades são indicadas para exercitar a criatividade e dicas de passeios culturais; e, por fim, anotamos a sugestão da confeiteira Tais Orsioli para deixar as férias mais ‘saborosas’. Boas férias!

LITERATURA

Leitores iniciantes

  • Presos, Oliver Jeffers
  • Bem lá no Alto, Susanne Straber
  • Muito Cansado e Bem Acordado, Susanne Straber
  • Bárbaro, Renato Moriconi

Leitores autônomos

  • Jornada, Aaron Becker
  • Missão, Aaron Becker 
  • O Grande Amigo, Katia Canton
  • O Coração e a Garrafa, Oliver Jeffers

Leitores experientes

  • O Nariz (coleção Para gostar de ler, n° 14), Luís Fernando Veríssimo 
  • A Mercadoria mais Preciosa, Jean-Claude Grumberg
  • Pílulas Azuis, Frederik Peeters
  • Fernão Capelo Gaivota, Richard Bach

JOGOS

Três Marias (2 pessoas ou mais):

Materiais: De três a cinco pedrinhas ou bolinhas de papel (quanto mais pessoas para brincar mais pedrinhas deverá ter).

Modo de brincar: Você irá segurar uma das pedrinhas e deixar as outras no chão. Ao jogar a pedrinha para cima você deverá pegar outra sem que a primeira caia no chão. Caso você consiga, deverá guardar a pedrinha para marcar a sua pontuação, do contrário, deve passar a vez para o próximo jogador. O objetivo é conseguir pegar o máximo de pedrinhas.

Caça objetos (2 pessoas ou mais):

Materiais: Objetos diversos (brinquedos, material escolar, etc.);

Modo de brincar: Todos os participantes deverão saber quais e quantos objetos serão utilizados. Um participante pegará esses objetos pela casa toda e logo em seguida dará o comando para que os outros comecem a procurar. O objetivo é achar o maior número de objetos. Caso brinquem em dupla, pode-se marcar o tempo que cada participante levou para encontrar todos os objetos.

Pega vareta (2 ou mais participantes)

Materiais: palitos de churrasco; tinta guache nas seguintes cores: amarelo, vermelho, verde, azul e preto; pincel; copo com água; jornal

Como confeccionar: Forre com jornal a superfície na qual irá utilizar (mesa, balcão, chão, etc.). Você deverá pintar os palitos nas seguintes quantidades: Amarelo (22), Vermelho (18), Verde (12), Azul (6) e Preto (1).

Como jogar:  Um participante irá segurar todos os palitos juntos e soltá-los para que caiam um por cima do outro. O objetivo do jogo é tentar tirar um palito sem que os outros se movimentem, se conseguir o participante continua caso contrário passa a vez. Cada cor tem uma pontuação: Amarelo (10 pontos), Vermelho (20), Verde (30), Azul (40), Preto (50) - os pontos são cumulativos. O participante que conseguir tirar o palito preto poderá utilizá-lo para auxiliar a tirar os outros palitos. O jogo acaba quando todos os palitos forem retirados. O ganhador será aquele que acumulou mais pontos.

Palito (2 ou mais participantes, cada participante deve ter três palitos nas mãos)

Como jogar: No começo do jogo, eles colocam as mãos nas costas e seguram um, dois, três ou nenhum palito. Depois, cada participante deve dizer quantos palitos acha que todos eles, juntos, vão mostrar. Quando um deles grita "já", todos mostram quantos palitos têm nas mãos. Quem acerta ganha um ponto e, ao fim, ganha quem tiver mais pontos.

Tampinha no Quadrado (2 participantes)

Materiais: Fita crepe ou durex; 6 tampinhas de caixa de leite

Como jogar: Com a fita crepe, faça um quadrado médio no chão. Um participante fica de um lado e o outro do lado oposto, um de frente para o outro. Marque a mesma distância para os participantes. O objetivo do jogo é conseguir colocar as três tampinhas dentro do quadrado. Os participantes jogam simultaneamente. Ganha o jogo quem conseguir o maior número de tampinhas no quadrado.

Vassorabol (2 pessoas)

Materiais: Duas vassouras; uma bola que pode ser de papel, plástico ou meia e objetos para demarcar os gols;

Como jogar: Cada participante terá uma vassoura e com ela deverá empurrar a bolinha e tentar marcar o gol no campo adversário. Os participantes podem utilizar todo o espaço sem restrição. Ganha quem conseguir marcar mais gols.

Bexigabol (2 pessoas) 

Materiais: Bexigas; tampas de pote médio; barbante/cordão 

Como confeccionar: Você deverá encher a bexiga até que fique do tamanho de uma manga. Passe o barbante de uma ponta a outra, ele será usado como rede. A altura pode ser conforme a escolha dos participantes.

Como jogar: Os participantes ficarão em lados opostos. O objetivo do jogo é rebater a bexiga para o lado do adversário para que ela caia no chão. Quem conseguir marcar o maior número de pontos vence o jogo.

ARTES 

Sugestões de atividades divertidas para fazer em família:

Desenho com folhas secas: essa atividade tem duas etapas, a primeira é sair em família para parques, jardins ou pela rua para “caçar” folhas secas. A segunda etapa é a hora da criação, onde toda a família vai mostrar os dotes artísticos. A atividade consiste em colar uma folha seca em um papel sulfite e cada um completa o desenho com o que achar que a folha se parece. É muito divertido ver os resultados. 

Desenho coletivo: chame todo mundo da família para participar. Para essa atividade cada integrante da família deve ter uma folha sulfite, material de desenho (lápis de desenho, lápis de cor, borracha, canetinha, tinta, pincel, etc) e um relógio, cronômetro (celular em geral tem tudo isso). Estipulem um tempo (1 minuto e ½, por exemplo). Quando estiver valendo cada pessoa vai começar a desenhar algo (pessoa, animal, lugar, paisagem... o que quiser), quando passar o tempo estipulado todos vão parar e passar a folha para a pessoa que estiver ao lado direito (por exemplo) e assim vão colocar mais 1 minuto e meio e  então vão continuando até completarem 3 rodadas. Quanto mais gente participando melhor e mais divertido.

Massinha de modelar: é uma atividade que diverte as crianças, desenvolve a coordenação motora, criatividade, imaginação e ativa estímulos sensoriais. Além da diversão de brincar com a massinha, a preparação contribui para o aumento da autoestima da criança, ao participar do processo da “confecção” do seu próprio brinquedo e fortalecer o vínculo da família com a criança. Além de aprender sobre cores e como obtê-las a partir das misturas, proporção, auxilia na concentração e no reconhecimento das formas e é super divertido o processo.

Receita:

1 xícara de sal; 4 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara e meia de água; 3 colheres de sopa de óleo; Corante alimentício, naturais ou sucos em pó.

Modo de fazer:

Misture em um recipiente a farinha e o sal. Coloque a água aos poucos e, em seguida, o óleo e o corante. Amasse até formar uma massa homogênea e, se ficar mole, acrescente mais farinha. Se ficar muito seca, acrescente água.

Sugestões de exposições e locais para visitar nas férias em SP:

Espuma Delirante de Rafael Silveira: reúne esculturas, pinturas, objetos, figurativas e abstratas. Utilizando elementos como cores flúor, luz negra, grafismos psicodélicos e texturas, as obras resultam em uma surpreendente e divertida instalação.

Quando? Até 7 de agosto - Terça a domingo, das 9h às 20h

Local: Farol Santander

https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_1920

Museu da Imaginação: é um local de cultura e lazer que incentiva a união entre a arte e o brincar. É um espaço amplo, diverso e criativo que contempla várias ações, espaços, programações interativas, invenções, exposições e vivências em oficinas criativas junto com os pais.

Quando? De terça a domingo, das 9h às 17h

Local: Rua Ricardo Cavatton, 251 - Lapa de Baixo, São Paulo

https://www.museudaimaginacao.com.br/agenda

Museu Catavento: você aprende enquanto se diverte. Um dos principais espaços da cidade dedicados às crianças e adolescentes, onde até os adultos se divertem. Em espaços interativos de artes, ciência e conhecimento, o visitante viaja pela criação do universo, por nossa natureza, pela física e muito mais.

Quando? De terça a domingo, das 9h às 17h. Bilheteria fecha às 16h.

Local: Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Centro, São Paulo – SP

https://museucatavento.org.br/home

Museu da Casa Brasileira: dedica-se às questões da moradia no Brasil pelo viés do design e da arquitetura, e serve de espaço para diversas exposições dessas áreas. Além disso, promove atividades e oficinas voltadas para o público infantil, que incluem até montagem de móveis.

Quando? Terça a domingo, das 10h às 18h

Local: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardins

https://mcb.org.br/pt/

Mãos à obra na cozinha

A confeiteira Tais Orsioli, do Ateliê da Tatá, contribuiu com uma receita doce e outra salgada para a criançada se deliciar:  

Banoffe simples 

Ingredientes:

400 g de doce de leite pronto de boa qualidade 

10 bananas ou quantas forem necessárias para cobrir a forma toda

400 g chantilly gelado ou a quantidade de cubra a forma por inteiro 

1 pacote de biscoito maisena triturado 

200 g de margarina culinária

Modo de fazer:

Triture a bolacha no liquidificador ou processador. Misture com a manteiga derretida para virar uma farofa mais viscosa. Cubra o fundo de uma assadeira de fundo removível ou uma de vidro que você consiga ver as camadas com essa farofa. Aperte bem com as mãos para ela ficar bem aderente. Pode apertar com a ajuda do fundo de um copo ou outro recipiente. Bata o chantilly que já deve estar gelado até virar um creme fofo e reserve. Recheie a massa com o doce de leite, depois cubra com as bananas cortadas ao meio ou em rodelas por cima e finalize com o chantilly cobrindo toda a superfície. Polvilhe com chocolate em pó e deixe esfriar para firmar. Comer fria.

Hamburguinho

Ingredientes:

500 gr de carne moída (acém, contra filé ou coxão mole)

Meia cebola triturada (opcional)

1 dente de alho bem esmagado (opcional)

Pimenta em pó da sua preferência 

Sal a gosto

Salsinha

Modo de fazer:

Misture bem todos os ingredientes. Depois, faça uma bola e cubra com filme plástico para descansar um pouco. Na hora de fritar ou assar, faça bolinhas de carne do tamanho da palma da mão, aperte levemente para formar um hambúrguer, frite em frigideira quente com um fio de azeite ou asse até dourar um pouco. Não faça bolas muito grandes, para que os hambúrgueres não fiquem muito grossos. Coloque uma fatia de queijo da sua escolha por cima até derreter e pronto! Pode montar o seu lanche ou comer como acompanhamento com maionese, batata frita e saladinha. Fica uma delícia!