São 44 anos pautados na filosofia com a qual a Escola foi concebida.

Como Começamos

Em 15 de março de 1973 nascia o Recanto Infantil Cirandinha: um espaço pedagógico destinado a preparar o aluno para a vida e para o saber.

Aos poucos, o trabalho realizado pelos educadores foi semeando resultados. Os frutos cresceram e com eles também crescemos. De pequenos, nossos alunos tornaram-se grandes e consequentemente nosso espaço foi se ampliando. A Escola passou de Recanto Infantil Cirandinha à Escola de 1º grau Atual e, em 1998, tornou-se o Colégio Atual, instalando-se na nova sede, na rua Xingu, 455.

Onde Estamos

Em 2004, o Colégio Atual inovou mais uma vez, quando possibilitamos aos nossos alunos o ingresso no mundo acadêmico moderno e atualizado com as novas pesquisas didáticas da parceria com a rede de Escolas Associadas Pueri Domus, passando a ser conhecido como Unidade Atual. Em 2012, devido a uma decisão judicial, nossa escola passou a chamar-se Colégio Xingu.

São mais de 40 anos pautados na filosofia com a qual a Escola foi concebida, a de levar o saber e o respeito, a dignidade e a educação, a vida e a aprendizagem a todos aqueles que participam desta Escola. Nossa equipe acredita no potencial humano de seus alunos e sabe que são eles, com sua participação crítica e efetiva, que vão traçar os próximos anos desta história.

"Queremos uma escola agradável, em que as crianças e os pais estejam à vontade. Uma amabilidade que ande de mãos dadas com a exigência."

Malaguzzi, 1996

Educação Infantil

A criança interage e convive. Vive experiências, com as quais desenvolve seus recursos de aprendizagem e sua capacidade de socialização. A escola propicia autonomia, iniciativa, criatividade, formação de valores e elaboração de limites, além de estimular a construção de conhecimentos, com seus signos e significados, transformando a curiosidade natural da criança em novos padrões cognitivos. Contando com a presença afetiva e o apoio do professor para sustentação dos desafios pessoais e coletivos que se apresentam.

Ensino Fundamental

O aluno transforma informação em conhecimento. Interage apresentando ideias novas para as situações do cotidiano. Amplia sua capacidade de reflexão e de fazer escolhas. O professor é um parceiro que o auxilia com a aproximação dos conteúdos de forma significativa e contextualizada. A sala de aula é um espaço de investigação e elaboração de registros e sínteses, com novas linguagens. A aprendizagem é humanizada, repleta de sentidos e significados, e estimula a expressão da individualidade, da autonomia e da convivência cidadã.